segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Doce Sabor da Mentira


A seguir uma matéria do UOL Tablóide que muito me interessou. "Toda a verdade sobre a mentira", contraditória, porém, fundamentada.
Diariamente recebemos informações por todos os lados: internet, rádio, televisão... mundos distintos capazes de se propagarem através de simples aparatos, aparelhos; indispensáveis a qualquer cidadão moderno.
Com tal facilidade a essa rede de novidades e entretenimento, estamos expostos a qualquer coisa. Da mesma forma que é possível ler um jornal online, com notícias do mundo, política, etc; podemos passar o tempo assistindo a videos bizarros de anonimatos em busca de fama, através do YouTube; ou seja, realidade e fantasia a disposição.
Mas o que venho a questionar não cabe a essa vastidão dos meios comunicativos. O assunto em pauta é a mentira.

"A mentira da sobrevivente de 11 de setembro
E está na Folha de S.Paulo (Ilustrada) de hoje:
"
Tania Head se tornou nos primeiros anos após o 11 de Setembro a mais célebre sobrevivente do ataque às Torres Gêmeas. Sua história de superação e perda -enquanto ela fugia, ferida, do 78º andar da torre sul, o noivo, David, morria na torre norte- chegou a milhares de pessoas no mundo todo.
Em pouco tempo, ela se tornou presidente da associação de sobreviventes. Chegou a ser recebida por políticos de primeira grandeza dos EUA. Só em 2006 a verdade veio à tona. Tania Head nunca existiu.
A mulher loira, baixinha e gordinha que causou tanta compaixão e admiração no país se chama, na verdade, Alicia Esteves Head. É espanhola e nem sequer estava em Nova York quando o World Trade Center foi destruído. A família do suposto noivo jamais ouvira falar dela. Os e-mails semanais que enviava a outros sobreviventes narrando a luta para livrar-se do trauma eram fantasia.
A saga de uma das mentiras mais bem contadas da última década será exibida hoje às 21h pelo canal pago GNT, na estreia do documentário 'A Impostora do 11/9'. Uma mistura de imagens de arquivo, entrevistas e depoimentos de sobreviventes (verdadeiros), o filme trabalha bem com elementos de tensão e emoção, e não só pela sensibilidade do tema ou pelos contos reais de heroísmo.
(...)
Mesmo depois de saber a verdade, muitos mantiveram dose de gratidão, como a sobrevivente Carrie Sullivan. 'Ela fez muitas coisas boas por nós. E é difícil descartar tudo isso', diz.
Tania colaborou de verdade. Não só doou dinheiro como transformou o grupo de sobreviventes em uma organização oficial. Obteve financiamento do governo. Conseguiu permissão para a primeira visita de sobreviventes ao marco zero, em 2003. Foi guia voluntária do local -os primeiros a ouvi-la foram o prefeito Michael Bloomberg e o ex-prefeito Rudolph Giuliani, durante inauguração do memorial pelas vítimas.
Alicia deixou os holofotes sem nunca se explicar. Como jamais lucrou financeiramente, seu comportamento nos EUA não foi criminoso. Acredita-se que ela tenha deixado o país."
(Falta de) conclusões do Editor do UOL Tabloide:
Por que as pessoas mentem, afinal?
Há mentiras que são boas?
O ser humano mente por natureza?
Você mente?
O título deste post é uma mentira - afinal, não existe verdade absoluta sobre a própria verdade, que dirá sobre a mentira. Ou melhor: o título deste post é uma liberdade poética, porque mentir é feio.
Mentir é feio? Se sim, por que você mente?"

Você mente?
Sim, isso não significa que seja um mentiroso.
Você mente, "epopeiza", conta vantagem?
Agora você é um idiota, mas desde que não diga mentiras sobre alguém, pode ser perdoado mas ainda vai ser um idiota e pior, as pessoas não confiarão em você.
Mente ou omite?
Às vezes não precisamos sair dizendo tudo, não é mesmo?
Aquela mentirinha bobinha, pra evitar uma situação constrangedora, tal mentirinha bobinha de algum acontecimento sem importância, que não mudará a vida de ninguém. Essas são metralhadas o tempo todo!
Grande mentira, gera polêmica, causa euforia. Mentira que vem para o bem, sem que haja proveito em cima disso, como o caso da falsa sobrevivente do 11 de Setembro, relatado acima.
Agora, a mentira em grau avançado ganha subdefinições, quando sua prática é intensa e vem a interferir na vida das pessoas, se acrescentam títulos: traição, corrupção, calúnia, "lavagem", "laranja". Esses títulos ao se juntarem, formam uma nova rede derivando a mentira em forma de instituições, que massificam sua mentirada em grupo, Partidos Políticos é o top dessa categoria.

O que está nos EUA, Europa, Ásia, ditam uma tendência de mundo, acontecimentos e mentiras que refletem paralelamente às nossas vidas. Do Planalto, já esperamos o próximo escândalo, estamos tão acostumados, que muitos nem se preocupam em "esquentar" com isso. Algo deve ser feito, só que diante do egoísmo a mentira permanecerá intacta, abstratamente um aparato, aparelho da humanidade.

A mentira é bela, é doce e sensível como fantasia... ganha forma, ganha vida, nos prende e nos conquista. Os sonhos que nos levam a buscar objetivos, correm risco de se perder na realidade. Enfrentar os desafios é duro, não são todos que têm determinação ou sorte de alcançá-los... A mentira é triste para os que a amam, se sufocam nela e seus pés são arrancados do chão, selvagem te prende pelo pescoço, e é preciso força para sair, antes que se perca os sentidos nesse rodamoinho.

Triste é aquele que mente.

Triste, é não ter uma solidez de valores e sentimentos verdadeiros, que libertam a mais pura felicidade.

Triste, é não ter uma vida estimulante, repleta de amor e alegrias.

Triste é ter que mentir.

Triste é mentir para si.

Triste é nem sequer se dar conta disso.

5 comentários:

  1. PRIMEIRAO!! eee Zo_~_o/~/o\ TUNTZTUNTZTUNTZ

    A mentira é um problema realmente, talvez ligado a todos os outros, assim como suas soluções, ou não mas isso é mais pessoal. O importante é saber que a mentira te ilude e assim voce fica preso sem viver plenamente a vida pois a mentira só vai existir na sua cabeça e na de quem você enganar, e ainda que voce engane o mundo inteiro, você ainda vai saber que aquilo não existe e como você poderá viver uma coisa que não existe? Sempre pensando se alguém poderá descobrir, preocupado em inventar mais desculpas para cobrir os buracos da sua mentira original. Enfim, não terá tranquilidade para aproveitar e lutar pela vida com todos seus desafios e terminará mendingando de sua própria mentira como sistema compensatório já em estados mais deprimentes... por isso que se diz que a verdade eh libertadora! Por mais que seja difícil encarar uma realidade, pelo menos voce sabe que dali pra frente voce soh tem a crescer e a ganhar, agregar, a base será sólida, será a verdade, a realidade, o que existe realmente e todos podem ver e compartilhar dela com voce. Portanto, sejamos mais corajosos! Não temos tempo a perder, pois a felicidade não pode esperar! Ou pelo menos não deveria... rsrs

    bjus Na!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Parece que vc lê pensamentos! São tantos Pinóquios neste mundo! O pior é que eles acreditam na própria mentira e se agarram a ela de tal maneira que vc nem acredita, vc chega até a se perguntar será que estou doida? Eu sei que é mentira, mas como pode a pessoa continuar insistindo nela, mesmo depois de desmascarada? E por mais que o mentiroso se esforçe para não ser descoberto A VERDADE SEMPRE VEM À TONA! Saudades de vc! Bjos! Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários!

    Bueno, meu fiel leitor. Pensante e questionador, meu inusitado amigo que está longe... Saudades de ti!

    Vá, pois é, veio bem a calhar!

    Betina, sinta-se em casa!

    ResponderExcluir
  4. Natali,




    A dita Tânia é daquelas que se coloca em um fato épico, para dar tal magnitude à sua vida. E até catalisa outras vítimas. E ela, particularmente, é vítima de sua mórbida necessidade. falo especificamente no caso dela, onde o "lucro" é só emocional. Há mentidores compulsivos, sim. E há "mentiras brancas", que só se referem ao mentidor. Exemplo: alguém elogia teus dentes. E pergunta: "São teus mesmo?!" Todos são, porém há um implante em um dos dentes da frente (ou um "pivô"). A esmagadora maioria das pessoas diria: "São meus". Alguns falariam: "São meus, mas este é implantado".



    Hoje vivemos a esmagadora mentira massificada. Entre em Orkut e faça amizades pra ver só o tamanho da encrenca. Se vacilar, uma conversa de msn (com dados pessoais) é jogada por um Hacker para cem leitores que nunca te conheceram (mas querem expiar, voyeristicamente). Há um programa só para isso. E cem anônimos (ou quinhentos...) poderão ter seu telefone por exemplo, epla atitude desse recente "amigo". O que me diz desse gênero de mentira-omissão-manipulação?! Ser ladino assim é ser mentiroso e manipulador à décima potência.



    Vou te contar a poior mentira pela qual passei. Já fui roubado por sócio, etc e tal, recebi cheque pré-datado que foi sustado antes de eu depositá-lo, e todas as armadilhas corriqueiras no mundo de hoje. Mas certa vez, uma mulher me achando muito "na minha" e sem ciúme dela (início de namoro), inventou, com requintes de detalhes e crueldade, um estupro não-ocorrido "só para testar o meu ciúme" (sic). Testou outra coisa.



    O que achas disso?!







    Beijos, moça.









    Marcelo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo, muito obrigada pelo seu comentário!
    Juro que fiquei surpresa com o seu relato, realmente aconteceram mentiras na sua vida que não forma brincadeira.
    Se é triste a pessoa que mente e vive tal "realidade", quando uma mentira afeta a vida de outras é muito pior.
    Não abordei esse ponto de vista na minha postagem, tive uma visão voltada a mesquinharia de quem mente. E como vc mesmo disse tem gente que necessita de algumas mentirinhas, a massificada por exemplo, é viral hj em dia, tdo mundo vive uma ficção virtual, necessidade de reforçar sua personalidade.
    Acredito que essas pessoas que lhe mentiram, pagaram ou ainda pagarão por isso, e que vc tenha superado e crescido de alguma forma com essas experiencias!

    Seja sempre bem vindo ao blog!
    Bjos

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Amante do que me faz sonhar... 19 anos, carioca "paulistana". Variados pensamentos, algumas idéias malucas que surgem do nada, ou coisas interessantes e engraçadas as quais fazem parte do cotidiano, coisas da vida, da mente. Da minha mente. Da mente da Ná! Multipensamentos... Multicoloridos... Multi... Multi... Multimeios!